O que é e como funciona o Multímetro?
O que é e como funciona o Multímetro?
O que é e como funciona o multímetro? Muitas pessoas, principalmente quem está iniciando na eletrônica, ainda se pergunta o que é, ou nem conhecem esse instrumento tão poderoso. Saiba agora mesmo tudo sobre esse aparelho que é indispensável no mundo da eletrônica.
O que é e o que mede um Multímetro?
O Multímetro é o responsável por medir diversas grandezas elétricas, dentre as principais grandezas estão: Volt: Tensão (AC & DC), Ampére: Corrente (AC & DC) e Ohms: Resistência.
Quando surgiu o Multímetro?
O primeiro Multímetro foi criado em 1920, com o intuito de facilitar a vida de profissionais que necessitavam medir grandezas elétricas. Com o passar dos anos, junto com a tecnologia que vem avançando de maneira rápida, os Multímetros ficaram cada vez mais bem desenvolvidos.
O avanço do Multímetro
Por conta do avanço da tecnologia, nos tempos de hoje temos Multímetros com muitas funções diferentes e muito mais completos, facilitando cada vez mais a vida de estudantes, profissionais e hobbystas. Os novos Multímetros possuem características como Detecção de Tensão sem Contato, Leituras True Rms, Digitais, Displays com Iluminação, melhores acabamentos, graus de segurança, isolação e muito mais.
Como funciona um Multímetro?
Os Multímetros acompanham Pontas de Prova, que são as responsáveis pelo processo de medição, são elas que vão entrar em contato com os materiais que você quer medir, e dessa maneira que o resultado da medição irá aparecer no display do seu Multímetro digital ou de um ponteiro caso seja analógico.
Nas Pontas de Prova, você irá encontrar uma positiva e uma negativa (vermelha positiva, preta negativa), é só conectar no multímetro e realizar suas medições.
Cuidados que você precisa tomar!
É sempre bom prestar muita atenção em alguns detalhes para não acabar prejudicando o funcionamento do seu aparelho, e é de extrema importância verificar em qual escala de medição está o Multímetro, e sempre colocar na escala que você quer medir, caso você realize uma medição com a escala errada, o seu aparelho poderá estragar.
Um outro cuidado que você precisa ter é na hora de medir corrente, é muito importante que você lembre de trocar a posição das pontas de prova para medir corrente, quando você finalizar e for medir outra coisa, é só voltar as pontas de prova para o encaixe inicial.
Basicamente é isso, agora é só praticar e se tornar um expert, e caso você queira aprender como funcionam os componentes, ou quer montar seus primeiros projetos, em nosso site você encontra o nosso KIT de Eletrônica para Iniciantes, onde você recebe 5 projetinhos de eletrônica com todos os materiais necessários para montagem, bons estudos!