O que é um Indutor ?
Indutor é um componente que é formado por varias espiras de fio enrolado, podendo ou não, ter um núcleo metálico. O mais comum é encontrar indutor com núcleo de Ferrite (Metal cerâmico formado por oxido de ferro, possui propriedades magnéticas com ótima resposta com frequências até 2 MHZ). Abaixo podemos ver as possíveis representações para que você irá encontrar em diagramas de circuitos e placas. Essa representações nos ajudam a entender a construção de um indutor. O funcionamento de um indutor é simples, tem se como regra que Sempre que uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico, ela gera um campo magnético ao redor deste condutor. Ao enrolarmos varias voltas deste condutor (fio que o compõe), os campos vão se somamos, aumentando o campo magnético gerado. Esse campo funciona como uma reserva de corrente elétrica para nosso circuito. Quando a corrente que alimenta o indutor diminuir ou parar de circular, o campo armazenado, "Devolve" a corrente armazenada de volta ao circuito. A capacidade de um indutor armazenar energia em forma de um campo magnético é chamada de Indutância e é representada pela unidade Henry (H). Quando aplicado em corrente alternada, surge nos indutores a Reatância Indutiva, que é resistência oferecida pelo indutor a passagem de uma corrente alternada. Imagine que o indutor precisa, a cada vez que muda o polo da corrente, o indutor precisa também fazer a "troca" da energia armazenada.
Dica Proesi:
Por causa do efeito Reatância indutiva, que você deve, desenrolar uma extensão muito comprida antes de usar. Caso contrario, a extensão poder acabar funcionando como um indutor, e a Reatância irá causar um aquecimento dos cabos, podendo causar um incêndio. Outra dica que podemos deixar para você, para poder medir um indutor, você precisará de um Medidor de LCR. Confira nossas opções !
Dados Técnicos: Indutância: 10 uH Tolerância: 5% Corrente DC Máxima: 370 mA Resistencia em Ohms: 0.75 R De acordo com Diretiva RoHS